A formação de si (bildung) em um contexto educativo reconfigurado pela cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.43344Palavras-chave:
Bildung. Cibercultura. EducaçãoResumo
O estudo aborda o processo de formação humana e suas múltiplas relações com a educação institucionalizada e a cultura contemporânea (Cibercultura). Assume a formação de si (bildung) como princípio diretivo no curso da vida e como impulsionadora de práticas de vivência e convivência em meio as diversidades que marcam a contemporaneidade. Ao tempo em que aponta a cultura ciber como propulsora de reconfiguração do contexto educativo e do papel dos seus atores, docentes e discentes. O texto se constitui como uma revisão bibliográfica de base teórica. Constata-se que a Cibercultura reconfigura o contexto educativo por abrir espaço à experiências prévias dos estudantes, à cultura e à relações sociais mais horizontalizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.