Ativismo e estratégias de visibilidade de blogs feministas no Tumblr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43311

Palavras-chave:

Ativismo, Visibilidade, Feminismo

Resumo

O objetivo do artigo foi identificar, descrever e analisar o ativismo e as estratégias de visibilidade utilizadas por um grupo de blogs do site de rede social Tumblr autodeclarados feministas. O artigo foca nas estratégias de visibilidade utilizadas por esses blogs, considerando essa uma rede social jovem e com constante circulação de conteúdo feminista. Utilizamos como base teórica os estudos sobre Redes Sociais na Internet e cibercultura e pressupostos da Pedagogia Crítica. O método foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Os resultados mostram que os membros do Tumblr, ao mesmo tempo que consomem os produtos da mídia de massa, também produzem críticas e denúncias através de um viés feminista que preza pela melhor representação da mulher nesses espaços.

Biografia do Autor

Quesia Silva do Carmo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Edvaldo Souza Couto, Professor na graduação e pós-graduação em Educação, na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação - UNICAMP Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq Professor no Departamento de Educação II - FACED - UFBA. Um dos coordenadores do grupo de pesquisa Educação e Comunicação e Tecnlogias - GEC e lider do grupo de pesquisa Educação, redes sociotécnicas e culturas digitais - EDUTEC.

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

Carmo, Q. S. do, & Couto, E. S. (2019). Ativismo e estratégias de visibilidade de blogs feministas no Tumblr. Revista Teias, 20(Esp), 40–58. https://doi.org/10.12957/teias.2019.43311

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais