Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender.

Autores

  • Vivian Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) http://orcid.org/0000-0001-7239-1619
  • Ana Beatriz Simões da Matta Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43055

Palavras-chave:

Disrupção, Inovação educacional, Cotidianos escolares

Resumo

Esta resenha destina-se a apresentar a obra “Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender”, de Cleyton Christensen, Michael B. Horn e Curtis W. Johnson. Discute-se o ensejo dos autores em aplicar a teoria da disrupção, oriunda da esfera mercadológica, ao espaço escolar, a fim de que se contemple o êxito dos processos de ensino-aprendizagem no sistema público estadunidense. Além disso, realiza-se uma comparação entre a metodologia proposta pelos autores e as pesquisas dos/nos/com os cotidianos escolares. Por meio deste embasamento teórico, criticam-se não somente a postura externa dos autores aos fenômenos escolares em seu percurso de pesquisa, como também a imposição da necessidade de quantificação e controle do espaço educacional. 

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) -2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Online, Educação e Cibercultura e Tecnologias Educacionais. Site:http://docenciaonline.pro.br/ E-mail: vivian.martinst@gmail.com

Ana Beatriz Simões da Matta, Instituto Federal Fluminense

Bacharela e Licenciada em Letras Português- Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ. Tem interesse em pesquisas sobre avaliação da oralidade na aprendizagem da língua espanhola por meio das TICs e uso de webconferências . Atualmente, é Professora efetiva de Espanhol do Instituto Federal Fluminense e integra o programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Linguística, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

MARTINS, Vivian; SIMÕES DA MATTA, Ana Beatriz. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. Esp, p. 231–235, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.43055. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/43055. Acesso em: 5 out. 2024.