SUR LES FRONTIERES A L’ECOLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.42869

Palavras-chave:

Formation des enseignants. Culture. Migrant. Frontière

Resumo

Cet article aborde une réflexion de recherche avec les participants du Programme Institutionnel de la Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/ Brésil) à propos des territoires culturels et des personnes qui habitent dans des espaces frontaliers. La situation didactique analysée est issue de deux séquences du film Écrire pour exister (2007) qui présente un scenario didactique dans un espace scolaire soumis à une constante tension interculturelle. L'analyse se base ainsi dans  certaines actions didactiques d’une enseignante travaillant avec des jeunes élèves états-uniens appartenant à différentes cultures et qui se trouvent dans un contexte de vulnérabilité sociale. Pour comprendre la place et le rôle de cette tension, nous travaillons avec les concepts de contact culturel, de frontière, d’interculturalité et de multiculturalisme.

Biografia do Autor

Sônia Regina da Luz MATOS, Programa de Pos-Graduação em Educação Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Estágio Pós-Doutoral no Exterior (2016), Université Paris X - Nanterre (França),laboratório de pesquisa filosofia, arte e estética. Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Apostilamento em Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UCS (UCS), participa da Mobilidade Universitária entre UCS e Univiersité Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Coordenou a área no Pibid - Pedagogia. Atualmente faz parte do Observatório de Educação da UCS, ministra disciplinas de: didática, fundamentos do currículo, prática pedagógica, oralidade e letramento, alfabetização - crianças e EJA e estágio. Obteve Bolsa Pesquisadora Doutorado INEP/CAPES/UFRGS, Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior (CAPES), Bolsa Accueil Rhônes Alpes (França), Bolsa Mestrado CNPq, Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha), Bolsa de Iniciação Científica CNPq e Kellog. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Escreveu seus últimos livros sobre alfabetização, escrita e formação de professores, atuação na área de currículo, didática, formação de professores alfabetismos, educação infantil e diferença.

Gimena Natalia Pérez Caraballo, Agencia Uruguaya de Cooperación Internacional (AUCI)

Aualmente é pesquisadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho - GEPET - Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Núcleo de Estudios Migratorios y Movimientos de Población (NEMMPO) - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República. Uruguay. Bolsista de Estágio Pós-Doutoral vinculado ao Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES-MEC e Professora colaboradora de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014-2016). Doutora em Psicologia (Doutorado em co-tutela Université Lumière Lyon 2, França / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2014). Possui mestrado em Psicologia Intercultural (Université Lumière Lyon 2, 2011), especialização em Psicologia Intercultural (Université Lumière Lyon 2, 2010) e graduação em Psicologia (Université Lumière Lyon 2, 2009). Suas pesquisas se concentram no estudo da atividade profissional e das competências profissionais nos espaços marcados pela diversidade cultural e/ou linguística. Tem experiência na área da Psicologia Intercultural e da Psicologia do Trabalho e das Organizações atuando principalmente nas seguintes temáticas: diversidade cultural, atividade, competências profissionais, identidade, cultura, língua, dialeto, espaços fronteiriços.

Nadja Acioly-Régnier, ESPE Université Claude Bernard Lyon1

Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010.Atualmente é professora titular da ESPE- (École Supérieure du Professorat et de l?Éducation de lAcadémie de Lyon) , Pesquisador da Equipe dAccueil 4571 Éducation, Cultures, Politiques e pesquisadora associada da UMR 5191 ICAR - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cognicao e afetividade , psicologia intercultural, didatica profissional, aprendizagem de conceitos cientificos e matematicos em contextos formais, não formais e informais. Pesquisadora atual ou ex pesquisadora dos seguinte grupos de pesquisa : Psicologia da Educação Matematica (UNICAMP); NUPPEM (UFPE); Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul,UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC_SP Mestrado Doutorado em Educação matematica e do programa de pos-graduação em ensino das ciências da UFRPE Recife. -Recife.

Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985),

Publicado

16-06-2019

Como Citar

da Luz MATOS, S. R., Pérez Caraballo, G. N., & Acioly-Régnier, N. (2019). SUR LES FRONTIERES A L’ECOLE. Revista Teias, 20(57), 3–11. https://doi.org/10.12957/teias.2019.42869

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua