O ato de ler na Pedagogia Histórico-Crítica e suas possibilidades na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.42149

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ato de Ler, Prática Social, Educação Básica.

Resumo

Este estudo está vinculado aos resultados finais de uma pesquisa de Pós Graduação, stricto sensu (Mestrado), que teve como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica. Neste texto, analisou-se o processo de intervenção vivenciado pelos professores e alunos participantes da pesquisa. Ao materializar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica para o ato de ler e para a leitura literária, buscou-se vislumbrar um ensino que garanta aos nossos alunos o direito inalienável aos bens culturais produzidos pela humanidade, para que, por intermédio do conhecimento, possam desenvolver-se e, com isso, humanizar-se, no sentido de compreender as contradições da sociedade e intervir sobre elas, edificando a prática social como sujeito construtor da história humana.

 

Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora na Universidade do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, curso de Pedagogia.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado em Educação pela UNESP de Marília – SP. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Guerim Fernandes, G. F., & Pires Franco, S. A. (2020). O ato de ler na Pedagogia Histórico-Crítica e suas possibilidades na Educação Básica. Revista Teias, 21, 33–44. https://doi.org/10.12957/teias.2020.42149

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua