O ato de ler na Pedagogia Histórico-Crítica e suas possibilidades na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.42149Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Ato de Ler, Prática Social, Educação Básica.Resumo
Este estudo está vinculado aos resultados finais de uma pesquisa de Pós Graduação, stricto sensu (Mestrado), que teve como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica. Neste texto, analisou-se o processo de intervenção vivenciado pelos professores e alunos participantes da pesquisa. Ao materializar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica para o ato de ler e para a leitura literária, buscou-se vislumbrar um ensino que garanta aos nossos alunos o direito inalienável aos bens culturais produzidos pela humanidade, para que, por intermédio do conhecimento, possam desenvolver-se e, com isso, humanizar-se, no sentido de compreender as contradições da sociedade e intervir sobre elas, edificando a prática social como sujeito construtor da história humana.
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