POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES PARA A SEMELHANÇA ENTRE AS REFORMAS EDUCACIONAIS ATUAIS E AS PROPOSTAS NA ÉPOCA DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.41270

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, BNCC, Ditadura Civil-Militar Brasileira

Resumo

Mais de três décadas depois, uma Reforma do Ensino Médio e uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovadas entre 2017 e 2018 apresentam grande semelhança com a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus da época da Ditadura Civil-Militar no Brasil. No que as Leis nº 12.796/2013, nº 13.415/2017 e a nº 5.692/71 se assemelham? Quais seriam os possíveis motivos para essa proximidade? Este artigo busca responder essas questões, com o objetivo de compreender melhor porque o atual programa educacional é tão próximo do plano traçado para a educação no período ditatorial. Para isso, foi traçada uma analogia entre as leis supracitadas e foi lançado um breve olhar sobre a história, buscando nela razões plausíveis para este fato. Esta pesquisa bibliográfica teve como referência não somente a legislação pertinente, como também obras de autores como Altvater (2010); Arapiraca (1979); Benjamin (2010); Harvey (2011); Fausto (2006); Fernandes (1982); Frigotto (1995); Romanelli (1978); Saviani (2008); Schultz (1973); Skidmore(1991); Safatle & Telles(2010). Concluiu-se que a Ditadura Civil-Militar brasileira deixou marcas permanentes ao presente, que permeiam insidiosamente nossas estruturas econômicas, políticas e sociais. Aí está a grande importância de olhar cuidadosamente para esse fenômeno e compreender porque o programa educacional de hoje propõe uma espécie de retrocesso, entendido aqui como prejudicial à sociedade. 

 

Biografia do Autor

Gabriela Ribeiro de Campos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR - 2015-2017. Experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação e formação de professores.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Campos, G. R. de, & Gisi, M. L. (2019). POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES PARA A SEMELHANÇA ENTRE AS REFORMAS EDUCACIONAIS ATUAIS E AS PROPOSTAS NA ÉPOCA DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. Revista Teias, 20(58), 345–368. https://doi.org/10.12957/teias.2019.41270

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua