INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDO: ESTRATÉGIA DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS - CAMPO GRANDE/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40659

Palavras-chave:

Educação, Sociologia da Educação, Escola-Família

Resumo

Este artigo trata da internacionalização de estudos usada como estratégia educacional de famílias de classes médias intelectualizadas de Campo Grande-MS. O objetivo é compreender se essas famílias buscam uma formação intelectual internacional. A teoria remete a Bourdieu e interlocutores, foi feita revisão bibliográfica, aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes universitários e seus filhos, que fizeram intercâmbio internacional, estudaram em escola bilíngue ou em cursos livres de línguas. Os resultados mostraram que a internacionalização de estudos é considerada uma estratégia educacional e na análise identificou-se que ela traz vantagens a quem pode ter acesso o maior desafio é fazer com que possa ser utilizada por toda a população brasileira, sem que haja distinções.

 

Abstract:

This article deals with the internationalization of studies used as an educational strategy for intellectualized middle classes families in Campo Grande-MS. The aim is to understand if these families seek an international intellectual formation. The theory refers to Bourdieu, a bibliographical review was carried out, the application of semi-structured interviews with university professors and their children, who made international exchange, studied in bilingual school or in language-free courses. The results showed that the internationalization of studies is considered an educational strategy and in the analysis it was identified that it brings advantages to those who can have access, the biggest challenge is to make it be used by the entire Brazilian population.

 

Resumen:

 

Este artículo trata de la internacionalización de estudios usada como estrategia educativa de familias de clases medias intelectualizadas de Campo Grande-MS. El objetivo es comprender si esas familias buscan una formación internacional. La teoría remite a Bourdieu, se realizó una revisión bibliográfica, aplicación de entrevistas semiestructuradas con docentes universitarios y sus hijos, que hicieron intercambio internacional, estudiaron en escuela bilingüe o en cursos libres de lenguas. Los resultados mostraron que la internacionalización de estudios es considerada una estrategia educativa y en el análisis se identificó que ella trae ventajas a quien puede tener acceso, el mayor desafío es hacer que pueda ser utilizada por toda la población brasileña.

Biografia do Autor

Solange Bertozi de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Serviço Social e Psicologia. Mestre em Psicologia Social - USP. Doutora em Educação pelo Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Universitária das instituições: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Unigran Capital em Campo Grande - MS.

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado).

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Souza, S. B. de, & Assis, J. H. do V. P. (2019). INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDO: ESTRATÉGIA DE CLASSES MÉDIAS INTELECTUALIZADAS - CAMPO GRANDE/MS. Revista Teias, 20(58), 174–190. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40659

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua