A TEORIA DA SUBJETIVIDADE E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: - O QUE JÁ FOI PESQUISADO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40312

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Teoria da Subjetividade

Resumo

Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral verificar se há uma abordagem científica que trate da constituição subjetiva da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey. Os dados estão apresentados neste artigo em forma de tabelas e quadros, buscando facilitar a visualização das produções elencadas para análise Dentre os resultados do mapeamento destaca-se que: um grande número de pesquisas e publicações que tratam sobre o TEA não são realizadas pela área da educação; as temáticas mais procuradas são as que remetem aos processos inclusivos e seus resultados; não foram encontradas pesquisas e produções que realizassem o encontro do TEA com a Teoria da Subjetividade. Desta forma, reforça-se a necessidade de aproximação destes conceitos, buscando uma nova forma de perceber a pessoa com TEA.

Biografia do Autor

Karla Fernanda Wunder da Silva, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial na área da deficiência intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), doutoranda na linha de pesquisa Pessoa e Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professor Lucena Borges da rede municipal de Porto Alegre, ocupando o cargo atualmente de Diretora. Atua ainda como professora convidada em cursos de especialização e por prefeituras para atuar em cursos de formação e capacitação de professores na área da educação especial e do ensino regular.

Marlene Rozek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é integrante do comitê científico consultivo - Universidad de Zaragoza e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia: clínica e institucional, educação inclusiva, educação especial, educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Silva, K. F. W. da, & Rozek, M. (2019). A TEORIA DA SUBJETIVIDADE E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: - O QUE JÁ FOI PESQUISADO?. Revista Teias, 20(58), 330–344. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40312

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua