CIBERCULTURA E VIOLÊNCIA: AÇÕES EDUCATIVAS CONTRA O ÓDIO NAS REDES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40264

Palavras-chave:

redes sociais, violência virtual, didática intercultural.

Resumo

O texto a seguir apresenta resultados de um projeto de extensão desenvolvido numa escola pública da periferia de Salvador; buscou articular práticas educativas associadas aos aspectos sócio-políticos-culturais de nosso tempo. Teve como objetivo formar discentes para prevenção de violência virtual. Inicialmente, identificou atitudes e comportamentos de oitenta e três discentes do ensino médio, em especial, seus hábitos de navegação, analisou os fatores que operam como risco e insegurança nas redes sociais, por fim, desenvolveu ações formativas para uso da internet segura, com modelo compartilhado, colaborativo, e, através da didática intercultural, superar a dicotomia escola-sociedade, teoria-prática, técnico-político, ensino-pesquisa.

Biografia do Autor

Telma Brito Rocha, UFBA

Professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

Rocha, T. B. (2019). CIBERCULTURA E VIOLÊNCIA: AÇÕES EDUCATIVAS CONTRA O ÓDIO NAS REDES SOCIAIS. Revista Teias, 20(Esp), 118–130. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40264

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais