REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40258

Palavras-chave:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação Infantil. Alfabetização.

Resumo

Resumo: Entre 2017/2018, o Ministério da Educação incluiu a etapa, Educação Infantil, no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC –, conduzindo a reflexão sobre temáticas referentes às políticas curriculares e formação de professores que atuam nesse contexto. O objetivo deste estudo bibliográfico é discutir a implementação desse programa na Educação Infantil. Inicialmente, realizamos um resgate histórico sobre o PNAIC. Posteriormente, apresentamos a concepção de criança e infância, a partir dos conceitos que se constituíram ao longo da história no Brasil. Após, apresentamos uma análise dos marcos que sustentam a ação pedagógica na Educação Infantil. Por fim, realizamos uma análise da proposta construída, na tentativa de elucidar a sua repercussão nas práticas educativas.

Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação Infantil. Alfabetização.

Biografia do Autor

Cármen Maria França da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia e atualmente mestranda do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão para a Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Débora Ortiz de Leão, Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, desempenha atividades profissionais vinculadas ao Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1986), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Região da Campanha (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), Pós doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, desempenha atividades profissionais vinculadas ao Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

França da Silva, C. M., & Ortiz de Leão, D. (2019). REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, 20(58), 265–280. https://doi.org/10.12957/teias.2019.40258

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua