REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Cármen Maria França da Silva, Débora Ortiz de Leão

Resumo


Resumo: Entre 2017/2018, o Ministério da Educação incluiu a etapa, Educação Infantil, no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC –, conduzindo a reflexão sobre temáticas referentes às políticas curriculares e formação de professores que atuam nesse contexto. O objetivo deste estudo bibliográfico é discutir a implementação desse programa na Educação Infantil. Inicialmente, realizamos um resgate histórico sobre o PNAIC. Posteriormente, apresentamos a concepção de criança e infância, a partir dos conceitos que se constituíram ao longo da história no Brasil. Após, apresentamos uma análise dos marcos que sustentam a ação pedagógica na Educação Infantil. Por fim, realizamos uma análise da proposta construída, na tentativa de elucidar a sua repercussão nas práticas educativas.

Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação Infantil. Alfabetização.


Palavras-chave


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação Infantil. Alfabetização.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.40258

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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