LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE

Autores

  • Anselmo Alencar Colares
  • Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
  • Maria José Pires Barros Cardozo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40244

Palavras-chave:

Estado. Liberalismo. Colonialismo. Educação.

Resumo

Este artigo discorre sobre algumas questões acerca do desenvolvimento do capitalismo e suas interfaces com o Estado a partir de estudos bibliográficos das obras A riqueza das nações, de Adam Smith e Princípios de economia política e tributação, de David Ricardo. Apresenta como esses autores revelam o pensamento liberal quanto a colonização e a intervenção do Estado. Conclui-se que a obra de David Ricardo, em especial, revela que várias de suas recomendações e assertivas quanto à defesa do liberalismo estão atuais, vivas e circulando vitoriosamente, inclusive no que se convencionou chamar de neoliberalismo.  Portanto, considera-se pertinente refletir sobre estas questões, buscando compreender que as interfaces do Estado com a economia, são fundamentais para que possamos melhor compreender outros temas, entre os quais destacamos a educação.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

ALENCAR COLARES, Anselmo; IMBIRIBA SOUSA COLARES, Maria Lilia; PIRES BARROS CARDOZO, Maria José. LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 418–435, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.40244. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/40244. Acesso em: 10 fev. 2025.