O Ensino Universitário no Pensamento de Gilberto Freyre

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39797

Palavras-chave:

Gilberto Freyre, pensamento social brasileiro, ensino universitário.

Resumo

Gilberto Freyre (1900-1987) destaca-se como um dos autores clássicos do Pensamento Social Brasileiro, sendo considerado um dos principais intérpretes do Brasil. Todavia, seu trabalho ainda é insuficientemente explorado no campo educacional, especialmente no debate sobre o ensino universitário. Neste breve artigo, pretendo realizar alguns apontamentos sobre como Freyre analisa a questão do ensino universitário no Brasil, apontando como suas posições neste campo relacionam-se a suas experiências acadêmicas anteriores, produzindo uma concepção de ensino associada à pesquisa e à ideia de região.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Oliveira, A. (2019). O Ensino Universitário no Pensamento de Gilberto Freyre. Revista Teias, 20(56), 36–50. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39797