Potencial Transformador do Ensino Superior em Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39734Palavras-chave:
Ensino Superior. Cabo Verde. Transformação Social.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o potencial transformador que o Ensino Superior poderá ter na sociedade cabo-verdiana. Embora tenha um historial ainda breve, este subsistema de ensino tem mostrado uma forte dinâmica ao longo das últimas décadas em Cabo Verde. Dadas a sua particular relação com a sociedade, urge conhecer como pode modificar algumas estruturas sociais deste país. Tomando os dados oficiais mais recentes como corpus de análise, se avaliam a acessibilidade e equidade do Ensino Superior em Cabo Verde, assim como a sua qualidade e relevância. À luz das funções das universidades propostas por Castells, se defende que as Universidades cabo-verdianas pugnem por valores humanistas, que influenciem as elites por si formadas a instaurarem padrões mais democráticos na sociedade e no mercado de trabalho. Para tal, o Ensino Superior deve mudar para um paradigma transformador do panorama da inovação, pesquisa e desenvolvimento.
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