ADOECIMENTO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA SAÚDE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE MEDEIROS NETO/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39552

Palavras-chave:

Adoecimento docente. Saúde do professor. Trabalho docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da situação da saúde dos professores. O estudo toma como lócus empírico o município de Medeiros Neto, Bahia, com ênfase nos dados que se referem aos diversos fatores que, direta ou indiretamente, corroboram para o agravo da saúde desses profissionais. Como método de estudo, foi realizada entrevista para a coleta de dados junto a docentes da rede pública municipal de ensino. Os resultados apontam que em um período que corresponde de cinco anos, o número de professores que solicitaram afastamento de suas funções alegando motivos de saúde foi significativo. Assim, o estudo evidencia que há a necessidade de se implantar políticas públicas que ofereçam um ambiente laboral que possibilite ao professor exercer suas funções sem prejuízo de sua saúde física e mental.

Biografia do Autor

Jafé da Silva Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador pedagógico da Rede Municipal de Medeiros Neto/BA. Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC/CNPq).

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1391-8307

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5924-9124

Juliana Silva Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Psicóloga da Rede Municipal de Saúde de Itapetinga/BA. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7488-031X

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Cardoso, J. da S., Nunes, C. P., & Moura, J. S. (2019). ADOECIMENTO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA SAÚDE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE MEDEIROS NETO/BA. Revista Teias, 20(57), 125–140. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39552

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua