TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA DE T. W. ADORNO

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39262

Palavras-chave:

Teoria Crítica, T. W. Adorno, Educação Emancipatória

Resumo

O presente ensaio discute a sensação de mal-estar enfrentada pela sociedade contemporâneo, resultante das frustrações de compartilhar uma mentalidade regressiva e pouco ilustrada, no sentido emancipatório.  Esse clima cultural geral é descrito por T. W. Adorno como uma regressão no tecido civilizatório e se manifesta aqui e acolá como um sintoma de que nem tudo está tão bem resolvido numa dada sociedade tecnologicamente avançada. Deste modo, o homem contemporâneo tornou-se vítima daquilo que ele mesmo provocou através de sua pretensão em dominar as coisas do mundo; regrediu em sua capacidade de ouvir e olhar a natureza como um todo repleto de mistérios nunca conhecidos plenamente. Diante deste quadro, o artigo apresenta as funções imperativas para a construção de uma autonomia democrática por meio de uma educação emancipatória, delineando o projeto educacional adorniano, que diz respeito aos esforços de investimento na formação crítica, que não premie a dor e que esclareça a respeito das possibilidades de que haja outras canalizações para a fúria represada das frustações cotidianas. Com este alerta, Adorno defende o seu principal projeto educaciconal: que Auschwitz não se repita.

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Pesquisador colaborador no Programa de Pós-Doutorado em Filosofia da Universidade de São Paulo - USP (2018-2019); Doutor em Filosofia pela UGF-RJ (2005); Professor Adjunto do Centro de Educação e Letras - Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Rocha, C. de J. (2019). TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA DE T. W. ADORNO. Revista Teias, 20(57), 217–229. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39262

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua