UM CURRÍCULO NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, SUAS DEMANDAS E POSSIVEIS EFEITOS CULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39147

Palavras-chave:

Currículo. Estudos Culturais. Medicina.

Resumo

O artigo discute a relação dos currículos e a formação de médicos, temática ainda pouco explorada tanto no campo curricular. Uma pesquisa bibliográfica sobre estudos que analisaram práticas médicas no Programa Mais Médicos (PMM). O objetivo identificar mudanças na formação de médicos, desencadeadas pelas demandas do PMM, tomando como base teórica os estudos culturais. No contexto do Sistema Único de Saúde políticas alcançam o currículo formal - e recentemente - a implementação do PMM, tais ações são identificadas como possibilidades, criadas onde acontecem novas práticas da abordagem médica. Os resultados apontam mudanças na prática do PMM, com efeitos culturais na prática da integração ensino-serviço, por um trabalho humanizado e integral.

Biografia do Autor

Maria Patricia Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Atualmente é Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisadora Visitante pela FAPEMIG, de janeiro de 2017 a junho de 2017 na Fundação João Pinheiro. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Saúde e Políticas Publicas da Fundação João Pinheiro. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros no período de 2004 até 2016. Elaborou o projeto que em 2005 integrou o Observatório Estação de Pesquisa em Educação Profissional em Saúde na Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde do Ministério da Saúde, com apoio da OPAS, no qual foi pesquisadora até 2015. Possui graduação em Ciências Sociais ? Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002) e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade UNIMONTES(2010) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Professora de Ensino Superior dos seguintes conteúdos: Metodologia Científica, TCC, Sociologia, Antropologia, Antropologia e Educação. E possui experiência de pesquisa atuando nas seguintes linhas: Educação, Metodologia Qualitativa, Antropologia, SUS, Políticas de Saúde, Educação, Trabalho e Saúde, Currículo.

Marlucy Alves Paraiso, Universidade Federal de Minas Gerais

É professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua desde 1995 e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade desde 2003. É pesquisadora 1C do CNPq. É Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG, que fundou em 2002 e coordenou nos seguintes períodos: 2002 a 2004, 2006 a 2008 e 2013 até a atualidade. É coordenadora da linha "Currículos, Culturas e Diferença" do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG desde março de 2015 (quando a linha foi criada). Foi Coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Auto Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG no período de maio de 2010 a outubro de 2012. Foi membro da Comissão Editorial de Educação em Revista (FAE/UFMG) durante 4 anos (de 2006 a 2010). Foi parecerista do GT currículo da ANPEd no período de 2002 a 2008. Foi Professora Colaboradora do Mestrado em Currículo da Universidade Salesiana de Quito (Equador) de 2005 a 2008. Concluiu em janeiro de 2015 um Estágio Sênior na Universidade de Barcelona - Espanha (realizado de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015), com Bolsa CAPES. Fez Pós-Doutorado (PHD) em Educação na Faculdad de Filosofia y Ciências de la Educación de la Uiversidad de Valência Espanha (2009) com bolsa CAPES; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Atualmente é vice chefe do departamento de administração escolar da FaE/UFMG (2018), membro do Núcleo Docente Estruturante da FaE/UFMG (2018) e membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa de pós-graduação da FaE/UFMG (2018). Todos os seus trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e orientação têm como foco os currículos escolares e não escolares. Investiga e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado principalmente nos seguintes temas: currículo e diferença, currículo e culturas, currículo e gênero, políticas de currículos, currículos e outros artefatos tecnoculturais, currículo e mídia.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Silva, M. P., & Paraiso, M. A. (2019). UM CURRÍCULO NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, SUAS DEMANDAS E POSSIVEIS EFEITOS CULTURAIS. Revista Teias, 20(58), 281–298. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39147

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua