ADAPTAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO – SÍNDROME DE DOWN NA ÓTICA: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E MATERIAIS DIDÁTICOS

Erica Andreia Cortez Monteiro, Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Resumo


 

RESUMO

Este artigo pretende mostrar a importância das adaptações do currículo, da avaliação, dos materiais didáticos e do papel do professor, diante dos alunos com deficiência intelectual – síndrome de down no ensino regular. Os objetivos aqui apresentados são favorecer ensino e aprendizagem através dos materiais e adaptações de acesso ao currículo e a avaliação. A metodologia utilizada nesta pesquisa são pesquisas bibliográficas. Conclui-se que por meio dos materiais adaptados todos os alunos com deficiência intelectual - síndrome de down são beneficiados, e torna possível uma prática pedagógica de forma igualitária e qualitativa garantindo uma educação para todos, priorizando cada um, independentemente de suas limitações. Os materiais adaptados, o currículo e avaliação otimizam a cooperação entre aluno e professor no processo de ensino-aprendizagem, valorizando a diversidade como agente de transformação de consciência social.

 

ADAPTATIONS IN THE INCLUSION PROCESS - DOWN SYNDROME IN THE OPTICS: CURRICULUM, EVALUATION AND DIDACTIC MATERIALS

ABSTRACT

This article intends to show the importance of the adaptations of the curriculum, assessment, teaching materials and the role of the teacher, in front of the students with intellectual disability - down syndrome in regular education. The objectives presented here are to favor teaching and learning through the materials and adaptations of access to the curriculum and the evaluation. The methodology used in this research are bibliographic research. It is concluded that through the adapted materials all students with intellectual disability - down syndrome are benefited, and makes possible a pedagogical practice in an egalitarian and qualitative way guaranteeing an education for all, prioritizing each one, regardless of their limitations. Adapted materials, curriculum and assessment optimize student-teacher cooperation in the teaching-learning process, valuing diversity as an agent of transformation of social consciousness, enabling the exercise of citizenship in the construction of a more just society.

 

ADAPTACIONES EN EL PROCESO DE INCLUSIÓN - SÍNDROME DE DOWN EN LA ÓSTICA: CURRICULUM, EVALUACIÓN Y MATERIAL DIDÁCTICOS

RESUMEN  

Este artículo pretende mostrar la importancia de las adaptaciones del currículo, de la evaluación, de los materiales didácticos y del papel del profesor, ante los alumnos con discapacidad intelectual - síndrome de down en la enseñanza regular. Los objetivos aquí presentados son favorecer la enseñanza y el aprendizaje a través de los materiales y adaptaciones de acceso al currículo y la evaluación. La metodología utilizada en esta investigación son investigaciones bibliográficas. Se concluye que por medio de los materiales adaptados todos los alumnos con discapacidad intelectual - síndrome de down son beneficiados, y hace posible una práctica pedagógica de forma igualitaria y cualitativa garantizando una educación para todos, priorizando cada uno, independientemente de sus limitaciones. Los materiales adaptados, el currículo y la evaluación optimizan la cooperación entre alumno y profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje, valorizando la diversidad como agente de transformación de conciencia social.


 


Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Síndrome de Down; Adaptações; Currículo, Avaliação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39090

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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