ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ingresso e de permanência na universidade de discentes cotistas, destacando desafios, tensões e constrangimentos. Trata-se de estudo etnográfico, com utilização de entrevistas de narrativas de vida. O ingresso na universidade constitui-se em motivo de comemoração para os discentes que, em geral, reconhecem a importância do sistema de cotas para esse fim. No entanto, além das dificuldades financeiras, convivem com episódios de estigmatização e discriminação. Parte dos estudantes busca superar tais desafios através da organização coletiva. Outros, através de sacrifício pessoal. Assim, tão fundamental quanto assegurar as condições materiais de permanência na universidade, também o é investir no combate a toda e qualquer forma de discriminação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias