ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS

Autores

  • Andréa Bayerl Mongim UFES
  • Osvaldo Martins Oliveira UFES

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Universidade, Tensões e Constrangimentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de ingresso e de permanência na universidade de discentes cotistas, destacando desafios, tensões e constrangimentos. Trata-se de estudo etnográfico, com utilização de entrevistas de narrativas de vida. O ingresso na universidade constitui-se em motivo de comemoração para os discentes que, em geral, reconhecem a importância do sistema de cotas para esse fim. No entanto, além das dificuldades financeiras, convivem com episódios de estigmatização e discriminação. Parte dos estudantes busca superar tais desafios através da organização coletiva. Outros, através de sacrifício pessoal. Assim, tão fundamental quanto assegurar as condições materiais de permanência na universidade, também o é investir no combate a toda e qualquer forma de discriminação.

Biografia do Autor

Andréa Bayerl Mongim, UFES

Pós-doutoranda (PNPD-Capes), no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFES

Osvaldo Martins Oliveira, UFES

Doutor em antropologia, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFES

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

Mongim, A. B., & Oliveira, O. M. (2019). ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS. Revista Teias, 20(56), 133–152. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082