“Quem quer ficar com ele?”: a trajetória de uma exclusão escolar./ "Who wants to stay with him?": The story of a school exclusion. / "¿Quién quiere quedarse con él?": La trayectoria de una exclusión escolar.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.38986

Resumo

O presente trabalho tem como proposta discutir a questão do “outro” e do estranhamento que o diferente coloca em movimento ao confrontar com referências identitárias estabelecidas como mundos-verdade. Nesse sentido, acompanhamos o cotidiano de uma sala de aula de 5º. ano do Ensino Fundamental de uma escola situada na Zona da Mata de Minas Gerais, dando especial ênfase a alguns fatos que ocorreram em torno de um aluno de doze anos, que neste trabalho é denominado de Mateus. O estranhamento que Mateus produziu na escola e na sala pesquisada culminou em um processo de expulsão do mesmo e foi tal processo que neste artigo seguimos no intento de discutir as tensões em torno da presença do “outro” no cotidiano escolar. Concluímos o trabalho afirmando que a discussão em torno da exclusão escolar e da relação com o “outro” envolve perspectivas complexas a fazerem questionar os modelos de sociedade e de ser humano que são fomentados como verdades únicas e tantas vezes desqualificadoras do que é diferente.

Palavras-chave: Exclusão, escola, outro.

 

Abstract

The present work has the proposal to discuss the "other" and the estrangement that the “strange” places in movement, when confronting with identity references established as truth-worlds. Thus, we followed the daily routine of a 5th grade Elementary School classroom of a school located in the Zona da Mata of Minas Gerais, giving special emphasis to some facts that occurred with a student of twelve years old who, here in this work, is called Mateus. The strangeness that Mateus produced in the school and in the studied classroom, culminated in the process of his exclusion and expulsion, and this process is what we followed in this article, in the attempt to discuss the tensions around the presence of the "other" in the school routine. We concluded by sustaining that the discussion over school exclusions and the relationships with the "others" involves complex perspectives which lead to questions on the models of the society and of the human beings, that are offered as unique truths, often disqualifying what or who is “strange”.

Keywords: Exclusion, school, other.

 

Resumen

El presente trabajo tiene como propuesta discutir la cuestión del "otro" y del extrañamiento que lo diferente pone en movimiento al confrontar con referencias identitarias establecidas como mundos-verdad. En ese sentido, acompañamos el cotidiano de un aula de 5º. el año de la Enseñanza Fundamental de una escuela situada en la Zona de la Mata de Minas Gerais, dando especial énfasis a algunos hechos que ocurrieron en torno a un alumno de doce años, que en este trabajo se denomina Mateus. El extrañamiento que Mateus produjo en la escuela y en la sala investigada culminó en un proceso de expulsión del mismo y fue tal proceso que en este artículo seguimos en el intento de discutir las tensiones en torno a la presencia del "otro" en el cotidiano escolar. Concluimos el trabajo afirmando que la discusión en torno a la exclusión escolar y de la relación con el "otro" implica perspectivas complejas a hacer cuestionar los modelos de sociedad y de ser humano que son fomentados como verdades únicas y tantas veces descalificadoras de lo que es diferente.

Palablas clave: Exclusión, escuela, otro.

Biografia do Autor

Mirtes Aparecida dos Reis Guimarães, Professora na Escola Municipal Olinto Martins da Silva (Oratórios/MG) e na Escola Estadual Coronel Cantídio Drumond (Ponte Nova/MG).

Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Educação Básica, professora concursada na rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais e professora concursada no município de Oratórios/MG.

Eduardo Simonini, Universidade Federal de Viçosa

Psicólogo, mestre em Psicologia Social pela UERJ, doutor em Educação pela UERJ, pós-doutorando em Psicologia pela PUC/MG, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa/MG.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Guimarães, M. A. dos R., & Simonini, E. (2019). “Quem quer ficar com ele?”: a trajetória de uma exclusão escolar./ "Who wants to stay with him?": The story of a school exclusion. / "¿Quién quiere quedarse con él?": La trayectoria de una exclusión escolar. Revista Teias, 20(56), 463–474. https://doi.org/10.12957/teias.2019.38986