ENSINO DE CIÊNCIAS: O VÍRUS ZIKA E AS FAKE NEWS - PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE

Paula Simone Busko, Marinilde Tadeu Karat

Resumo


Quando surgem novas controvérsias científicas como a relação entre vírus zika e microcefalia, que a ciência não tem condições de fornecer respostas em curto prazo, o clima de incertezas acaba favorecendo o medo e a insegurança na população, dando margem ao aparecimento de fake news. Diante do exposto, objetiva-se discutir como as controvérsias científicas colaboraram para um clima de incerteza dando margem ao surgimento das fake news. Ao final, considerar uma proposta de um roteiro didático para o desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada à formação de professores no ensino de ciências.


Palavras-chave


zika vírus, fake news, ensino de ciências, prática docente

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.38798

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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