ENSINO DE CIÊNCIAS: O VÍRUS ZIKA E AS FAKE NEWS - PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.38798

Palavras-chave:

zika vírus, fake news, ensino de ciências, prática docente

Resumo

Quando surgem novas controvérsias científicas como a relação entre vírus zika e microcefalia, que a ciência não tem condições de fornecer respostas em curto prazo, o clima de incertezas acaba favorecendo o medo e a insegurança na população, dando margem ao aparecimento de fake news. Diante do exposto, objetiva-se discutir como as controvérsias científicas colaboraram para um clima de incerteza dando margem ao surgimento das fake news. Ao final, considerar uma proposta de um roteiro didático para o desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada à formação de professores no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Paula Simone Busko, Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC); Mestre em Educação e Formação - História, Política e Gestão das Instituições Escolares (UNISANTOS-SP); Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Marketing; Graduação em Comunicação Social: ênfase Jornalismo (UniFMU-SP). Cursos de extensão universitária: Tutoria e Formação Pedagógica em EaD (IFSC) e História da Ciência e Ensino em sala de aula (PUC-SP), Participação em Seminários e Congressos em Educação: práticas escolares, ensino, metodologias e educação ambiental. Professora do ensino superior desde 2003. Tem experiência docente nas áreas de Comunicação Social, Ciências Sociais: Teoria da Comunicação, Cultura e Realidade Brasileira, Campanhas Publicitárias, Marketing Global e Análise de Processos Midiáticos. Participação em Grupos de Pesquisa da UFSC: DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia) e Literaciências (Literatura,, Decolonialidade e Ensino de Ciências). Pesquisas realizadas com os seguintes temas: Feminismo e Agroecologia, Análise de Discurso, Decolonialidade, Ciência e Tecnologia, Ciência na Literatura.

Marinilde Tadeu Karat, Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Seus principais interesses de estudo e pesquisa estão voltados para os audiovisuais no ensino de ciências, Mídias e Educação, Ensino de Ciências e Tecnologia, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologia, Análise de Discurso, Educação CTS. 

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Busko, P. S., & Karat, M. T. (2019). ENSINO DE CIÊNCIAS: O VÍRUS ZIKA E AS FAKE NEWS - PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE. Revista Teias, 20(57), 332–347. https://doi.org/10.12957/teias.2019.38798

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua