ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE SUA ATUAÇÃO E FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.38697

Palavras-chave:

Inclusão em Educação, Atendimento Educacional Especializado, Formação docente

Resumo

O desafio colocado para a atuação do professor no atendimento educacional especializado (AEE) nos levou a investigar  o que pensam  professores de AEE acerca da formação docente, particularmente, a formação para atuar no AEE. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com professores de salas multifuncionais (AEE) de escolas públicas do município de Ouro Preto. O Estudo evidencia que embora existam politicas nacionais para a inclusão em educação, nem sempre os municípios desenvolvem essas políticas a contento. Revela que o investimento público na formação do professor tem sido mínimo obrigando o sujeito professor a buscar a sua formação de forma individual e solitária. Podemos dizer que, com muito esforço, esse professor se faz profissional, nesse campo, tecendo remendos na sua formação.

Biografia do Autor

Marco Antonio Melo Franco, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro preto. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica/OIIIIPe  (Coordenador OIIIIPe/UFOP).

Cristiane Dias Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga. Professora auxiliar da Educação Especial em Ouro preto/MG. Integrante do projeto de pesquisa Ações extensionistas e pesquisa-ação em contextos de inclusão: impactos na formação docente inicial e continuada na região dos Inconfidentes.

Fabiana Nascimento de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do projeto de pesquisa Ações extensionistas e pesquisa-ação em contextos de inclusão: impactos na formação docente inicial e continuada na região dos Inconfidentes.

 

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Franco, M. A. M., Ribeiro, C. D., & de Almeida, F. N. (2019). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE SUA ATUAÇÃO E FORMAÇÃO. Revista Teias, 20(57), 315–331. https://doi.org/10.12957/teias.2019.38697

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua