POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL: DESAFIOS PARA A JUSTIÇA CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37597

Palavras-chave:

Políticas de inclusão escolar, Justiça curricular, Escolarização de alunos com deficiência

Resumo

As políticas de inclusão escolar têm sido disseminadas mundialmente pela internacionalização das políticas educacionais. Este texto analisa documentos políticos de inclusão escolar dos contextos brasileiro e português, que regulamentam a organização da escolarização de estudantes com deficiência da educação básica como forma de garantir justiça curricular. Utilizou-se documentos oficiais do Brasil e Portugal, no período delimitado entre 2008 e 2016. Das análises realizadas, conclui-se que os sistemas educativos brasileiro e português seguem orientações recomendadas pelas organizações internacionais, entretanto, o direito aos conhecimentos escolares realmente válidos não fazem parte das discussões dos textos políticos analisados, consequentemente, não estão ao alcance de todos.

Biografia do Autor

Cléia Demétrio Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Educação pela Universidade do Minho, Mestre em Educação e Professora do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: cleia.demetrio@gmail.com

Geovana Mendonça Lunardi-Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação, Professora Titular do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: geolunardi@gmail.com

José Augusto de Brito Pacheco, Universidade do Minho - UMinho

Professor Catedrático, Presidente do Instituto de Educação e Investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.  E-mail: jpacheco@ie.uminho.pt

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Pereira, C. D., Lunardi-Mendes, G. M., & Pacheco, J. A. de B. (2018). POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL: DESAFIOS PARA A JUSTIÇA CURRICULAR. Revista Teias, 19(55), 36–53. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37597

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?