POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL: DESAFIOS PARA A JUSTIÇA CURRICULAR
Resumo
As políticas de inclusão escolar têm sido disseminadas mundialmente pela internacionalização das políticas educacionais. Este texto analisa documentos políticos de inclusão escolar dos contextos brasileiro e português, que regulamentam a organização da escolarização de estudantes com deficiência da educação básica como forma de garantir justiça curricular. Utilizou-se documentos oficiais do Brasil e Portugal, no período delimitado entre 2008 e 2016. Das análises realizadas, conclui-se que os sistemas educativos brasileiro e português seguem orientações recomendadas pelas organizações internacionais, entretanto, o direito aos conhecimentos escolares realmente válidos não fazem parte das discussões dos textos políticos analisados, consequentemente, não estão ao alcance de todos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37597
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias