DISSERTAÇÕES E TESES COMO OBJETOS E FONTES DA ESCRITA COMPARADA SOBRE CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (2004 a 2012)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37585

Palavras-chave:

Escrita Comparada, Educação Especial, Currículo, Dissertações e Teses

Resumo

Este texto toma 8 dissertações e 2 teses, produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação no período de 2004 a 2012, como objetos e fontes para construir uma escrita comparada sobre as discussões/proposições de currículo para a modalidade Educação Especial. Consideramos que as produções identificadas e utilizadas (dissertações e teses) alimentam a escrita comparada, de um lado, por representar relações de forças internas e externas na busca da reflexão, problematização e questionamento sobre o currículo em educação especial; de outro, porque essa busca toma forma na tarefa de forjar lealdades educativas com a inclusão e a escola inclusiva. 

 

Biografia do Autor

Fabiany Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o currículo (políticas, documentos e práticas), a Escola e a cultura escolar.

Laura Kethlyn Souza Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga formada pela Universidade Federal em 2016. Atualmente Professora de Ensino Fundamental.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

SILVA, Fabiany Tavares; SOUZA DUARTE, Laura Kethlyn. DISSERTAÇÕES E TESES COMO OBJETOS E FONTES DA ESCRITA COMPARADA SOBRE CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (2004 a 2012). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 88–102, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.37585. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/37585. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?