GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.37395

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Gestão Democrática

Resumo

Resumo: O artigo é  recorte da pesquisa que tem como investigação a relação da gestão democrática no processo de educação inclusiva. Discutimos no campo da Educação Especial na perspectiva da inclusão tecendo a seguinte problemática: qual a relação da gestão democrática no processo de educação inclusiva? Os procedimentos metodológicos  foram pesquisas em bancos de dissertações e teses no Brasil e análise do questionário intitulado “Inquérito para professores do Brasil que atuam na educação da infância e possuem crianças inclusas”. Como resultados, a dificuldade do trabalho escolar com a multiplicidade de sujeitos, dificuldades nas práticas e concepções  democráticas, tendo em vista a fragmentação do trabalho do professor.

Palavras-chave: educação especial, inclusão, gestão democrática.

Biografia do Autor

Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra, Universidade Federal de Mato Grosso do SUL

Graduação em Pedagogia com habilitação em administração escolar, pela FUCMAT, atualmente, Universidade Católica Dom Bosco (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1999) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP em 25 de agosto de 2003. Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,departamento de educação-CCHS, Professora e Orientadora do Mestrado e Doutorado em Educação da UFMS, na Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente e também do Programa de Mestrado em Educação Social da UFMS Campus do Pantanal em Corumbá, na Linha de Pesquisa Formação Docente e Diversidade.Tem experiência na área de Educação Infantil e Fundamental,Educação Inclusiva, Arte - educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Múltiplas Linguagens na Educação,Prática Docente, Cultura e Constituição da Identidade. Autora do livro "Educação especial X dança: um diálogo possível", indicado ao Prêmio Jabuti em 2002 na categoria Educação e Psicologia, pela Câmara Literária do Rio de Janeiro, e do livro Tempos e Contratempos no Espaço da Educação Infantil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens -GEPEMULT, cadastrado no CNPQ.Foi Diretora do Campus de Coxim da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. CPCX-UFMS no períod de 7 de julho de 2006 a 17 de abril de 2009.

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Gonçalves Gomes Cintra, R. C. (2019). GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. Revista Teias, 20(57), 175–184. https://doi.org/10.12957/teias.2019.37395

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua