POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DISPUTAS SOBRE NATUREZA, PERSPECTIVA E ENFOQUE
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.37239Palavras-chave:
Currículo, política educacional, educação especialResumo
O objetivo central deste artigo é refletir acerca das disputas pelo currículo no bojo das políticas educacionais para a educação especial brasileira. Analisamos documentos de política educacional e produção acadêmica. Distinguimos eixos de análise na organização da educação especial no Brasil: a natureza substitutiva/não substitutiva da educação especial, as perspectivas segregada/integrada/inclusiva e os enfoques assistencial/clínico/educacional. Com recorte temporal a partir dos anos 1970 apreendemos um deslocamento do direcionamento “currículo individualizado” para a “individualização do currículo”.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DISPUTAS SOBRE NATUREZA, PERSPECTIVA E ENFOQUE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 54–70, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.37239. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/37239. Acesso em: 17 fev. 2025.
Edição
Seção
Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?
Licença
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