DIÁLOGOS ENTRE A CAPOEIRA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. PRIMEIROS APONTAMENTOS DE NOSSO PROJETO DE DOUTORAMENTO

Lindinalvo Natividade

Resumo


Este trabalho é um dos primeiros apontamentos do nosso projeto tese de doutorado, cujo objetivo é abordar questões referentes à CAPOEIRA e suas práticas na Educação Física escolar no que tange o saber/fazer com suas aproximações e/ou distanciamentos. A metodologia de pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa descritiva feita inicialmente com base revisão de literatura e através do método de pesquisa participante compartilhando a vivência dos sujeitos pesquisados através de questionários. Observamos que mesmo apesar de leis como a 10.639/03 e 11.645/08, ainda falta em alguns profissionais de educação física segurança, vivencia e interesse para a aplicação da Capoeira como conteúdo nas aulas de educação física escolar.


Palavras-chave


Capoeira, Educacao Física Escolar, Prática Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.36777

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional