<b>O LUGAR DO COTIDIANO NAS ESCOLAS RURAIS

Autores

  • DARIELI DALTROZO ILHA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Simone da Silva Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Dileno Dustan Lucas de Souza Universidade Federal de Juiz e Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36280

Palavras-chave:

Cotidiano, Escolas rurais, Avaliação.

Resumo

As lógicas que sustentam a manutenção da vida e os saberes dos povos do campo precisam ocupar espaço nas discussões que repensam o papel e a função social da escola. Pensando nisso, o objetivo deste texto é refletir sobre o lugar do cotidiano e a construção do conhecimento dentro e fora da escola rural, sustentado pelo ideário de Paulo Freire e Michel de Certeau sobre os sujeitos e seus cotidianos. Também nos propomos a analisar práticas avaliativas focadas na alfabetização, empreendidas por escolas rurais nas décadas de 1980/1990, período de grande migração campo/cidade ocorrida em um município de Minas Gerais. Os resultados apontam a necessidade de lançar um novo olhar para a escola que se localiza no campo, seus currículos e práticas avaliativas, seus sujeitos e suas comunidades.

Biografia do Autor

DARIELI DALTROZO ILHA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII

Simone da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação, Professora EBTT do Colégio de Aplicação João XXIII

Dileno Dustan Lucas de Souza, Universidade Federal de Juiz e Fora

Pós Doutor em Educação, Professor Associado da Faculdade de Educação

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

ILHA, D. D., Ribeiro, S. da S., & Lucas de Souza, D. D. (2018). <b>O LUGAR DO COTIDIANO NAS ESCOLAS RURAIS. Revista Teias, 19(54), 177–192. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36280

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação