Avaliação Neoliberal e Avaliação Contra-Hegemônica
Resumo
Este texto trata da avaliação nas suas diversas modalidades (institucional, de desempenho e da aprendizagem), centrando-se, porém na avaliação da aprendizagem, contextualizando-a nos sistemas educacionais brasileiros, que tem desenvolvido uma “cultura da reprovação” na Educação Básica e uma “cultura da aprovação automática” na Educação Superior. Aborda ainda os processos avaliativos na perspectiva da inclusão/exclusão, ainda que rechace as tipologias dualistas.
Palavras-chave
Avaliação, Aprovação, Reprovação, Inclusão, Exclusão
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias