<b>POLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Karlane Holanda Araujo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. (IFCE)
  • Raimundo Hélio Leite Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eric Ferdinando Kanai Passone Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)- Universidade Ibirapuera – SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.35985

Palavras-chave:

Prêmio Escola Nota Dez. Accountability. Dinâmicas pedagógicas.

Resumo

O artigo analisa os efeitos da política accountability educacional, representada pelo Prêmio Escola Nota Dez nas dinâmicas pedagógicas das escolas cearenses. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos representantes do núcleo gestor escolar, aos professores e aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, em quatro instituições de ensino. Concluiu-se que as dinâmicas escolares são reorientadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfa, direcionando o que, como e para que ensinar. Verificou-se que a prática de bonificação tende a pressionar o corpo docente a alcançar as metas, causando tensões nas relações intra e interpessoais no contexto escolar.

Biografia do Autor

Karlane Holanda Araujo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. (IFCE)

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da  Universidade Federal do Ceará – UFC – Linha de Avaliação Educacional – e especialista em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) – Campus Ubajara. E-mail: karlaneufc@gmail.com.br

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Araujo, K. H., Leite, R. H., & Passone, E. F. K. (2018). <b>POLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS. Revista Teias, 19(54), 95–113. https://doi.org/10.12957/teias.2018.35985

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação