A PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIA NO BRASIL E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.35791

Palavras-chave:

Educação Infantil, Obrigatoriedade, Processos Formativos

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a formação de professores a partir da obrigatoriedade da pré-escola, prescrita pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009. A falta de compreensão sobre as especificidades dessa etapa da Educação Básica, aliada à formação precária de seus profissionais, pode levar a um retrocesso histórico por meio de práticas de antecipação da escola, como ocorreu nos meados da década de setenta, devido à formalização da educação pré-escolar no Brasil. Diante disso, consideramos que inúmeros são os desafios e as perspectivas no que diz respeito à formação, pois todas as crianças têm direito à educação de qualidade desde o nascimento, para além da obrigatoriedade na pré-escola.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho- UNESP- Campus Assis. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Docente no Programa de Pòs-Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina. Docente no Departamento de Educação- Curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Paschoal, J. D. (2019). A PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIA NO BRASIL E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias, 20(57), 82–94. https://doi.org/10.12957/teias.2019.35791

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua