O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM E NO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.35241

Palavras-chave:

Educação. Construção do conhecimento. Cultura. Fenomenologia.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da educação na construção do conhecimento. De início aceita como conceituação de educação, o processo que leva o educando a reconhecer, buscar, instaurar e hierarquizar os valores de modo a aprimorar-se como pessoa humana e como personalidade individual. Distingue por isso, educação, instrução e cultura. Em seguida analisa a noção de “construção do conhecimento” mostrando as diferentes compreensões do termo: como produção científica resultante das pesquisas dos especialistas, dos cientistas nas suas diversas áreas e como apreensão individual dos saberes constituídos, ou seja, como aprendizagem individual. Apoia-se na Teoria dos Valores e na Fenomenologia para concluir mostrando a interferência da educação na construção do conhecimento seja como aprendizagem individual pelo reconhecimento e pela hierarquização dos valores.

Biografia do Autor

Vera Rudge Werneck, Universidade Católica de Petrópolis

Doutorado em filosofia pela universidade Gama Filho (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963) e possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1959), graduação em Formação de psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), graduação em Orientação educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e outro (especifique) - Colégio Padre Antônia Vieira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, cultura e educação, processos históricos e culturais da educação e valores.

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Werneck, V. R. (2019). O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM E NO CONHECIMENTO. Revista Teias, 20(57), 62–81. https://doi.org/10.12957/teias.2019.35241

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua