A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534Palavras-chave:
Sociologia da Infância. CriançaProtagonista. Fotoetnografia autobiográfica.Resumo
Este artigo discute as concepções de negação e (in)visibilidade que marcaram a imagem da criança pré-sociológica, bem como, destaca a concepção sociológica de infância que aponta para concepção de criança como ator social e protagonista. Em vista disso, foi constatado que as narrativas fotoetnográficas desvelam e legitimam um protagonismo criativo e subversivo nas relações de alteridade constituídas durante a infância, desse modo, as crianças têm desenvolvido formas de participação e enfrentamento das circunstâncias culturais e sociais das quais participa, o que consiste numa nova imagem sociológica - a da criança protagonista, um criança que subverte os limites e imposições das culturas visuais e de forma criativa reinventa modos de ser e de viver na contemporaneidade.Downloads
Publicado
26-03-2019
Como Citar
CABRAL, Fernanda Mendes; DIAS, Adelaide Alves. A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 436–462, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.34534. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/34534. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.