A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534

Palavras-chave:

Sociologia da Infância. CriançaProtagonista. Fotoetnografia autobiográfica.

Resumo

Este artigo discute as concepções de negação e (in)visibilidade que marcaram a imagem da criança pré-sociológica, bem como, destaca a concepção sociológica de infância que aponta para concepção de criança como ator social e protagonista. Em vista disso, foi constatado que as narrativas fotoetnográficas desvelam e legitimam um protagonismo criativo e subversivo nas relações de alteridade constituídas durante a infância, desse modo, as crianças têm desenvolvido formas de participação e  enfrentamento das circunstâncias culturais e sociais das quais participa, o que consiste numa nova imagem sociológica - a da criança protagonista, um criança que subverte os limites e imposições das culturas visuais e de forma criativa reinventa modos de ser e de viver na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Fernanda Mendes Cabral, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2018, 2008), Especialização em Psicopedagogia pela FIP/PB (2003), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente professora e pesquisadora na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Culturas Infantis, Protagonismo Infantil, Imagem, Fotoetnografia, Cultura Visual. Processos em Ensino-aprendizagem, Ciberinfânias e TIC. Professora visitante do Curso de Segurança Pública do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba com ênfase em Metodologia Científica.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (Biênios 2014-2016 e 2016-2018), da Universidade Federal da Paraíba. Coordenou o Programa do PROCAD/CAPES NF 797/2010, é pesquisadora Associada do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. É membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB) e do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB). É coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC). Tem experiência nas áreas de Educação e de Psicologia, com ênfase em Educação Infantil e Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, educação infantil, autonomia, políticas públicas educacionais e educação em direitos humanos.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Cabral, F. M., & Dias, A. A. (2019). A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL. Revista Teias, 20(56), 436–462. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534