A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34499

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet, Produção de Sentido(s), Docência no Ensino Superior.

Resumo

Este artigo visa socializar uma prática educativa desenvolvida com os estudantes da Pós-Graduação em Educação da Universidade Castelo Branco (UCB). Denominada “Envelopes Freinetianos”, esta experiência se fundamenta nos pressupostos de Célestin Freinet e buscou oportunizar um espaço de democratização bem como de produção de sentido(s). Para esta finalidade, utiliza-se, da escrita narrativa – pela compreensão da necessidade de se evidenciar “outras formas de expressão” (OLIVEIRA, 2010) no processo de construção de conhecimentos e, ainda, de valorizar os múltiplos saberes desenvolvidos no chão da sala de aula. Como um achado significativo desse processo, pode-se afirmar a busca pela promoção de uma formação mais completa ao oportunizar espaços de livre expressão, discussão e reflexão. 

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco (UCB)/Professor Auxiliar de Ensino.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO); Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF – Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Pesquisador Integrante do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP. E-mail: pedagogomarcio@gmail.com  

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

Sirino, M. B. (2019). A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, 20(56), 307–321. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34499