<b>REPARAR MIÚDO, NARRAR KÉKERÉ - NOTAS SOBRE NOSSA FOTOETNOPOÉTICA COM CRIANÇAS DE TERREIROS</b>

Autores

  • Stela Guedes Caputo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34443

Palavras-chave:

Criança, Infância, Pesquisa com os cotidianos, Estudos com Crianças de Terreiro

Resumo

"O terreiro é o mundo ficando mais bonito". Diz Mene Viana Cardoso, de 3 anos, do Ilê Axé Omi Laare Ìyá Sagbá, um terreiro de candomblé, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, na Baixada Fluminese. Os terreiros, entre eles, os terreiros de candomblé, preservaram e ressignificaram modos de vida trazidos do Continente Africano durante a escravização. Conhecimentos sofisticados que atravessaram o Atlântico e foram mantidos e reinventados nesses espaçostempo. Os Estudos com Crianças de Terreiros nascem de duas grandes negações, ou de dois grandes desprezos: o primeiro desprezo é herança hegemônica deixada pelo modo dominante com o qual a modernidade "via" os cotidianos, tidos como lugar de reprodução e saberes menores. O segundo grande desprezo é aquele que marca os estudos da infância nas Ciências Sociais negando a criança como sujeito de conhecimento e participação social, portanto silenciando-as. Em um caminho original, o Grupo de Pesquisa Kékeré (pequeno em yorubá) contraria essa dupla negação para inverter e afirmar que, justamente aquilo que é considerado menor (os cotidianos), e quem é considerado menor ainda (as crianças), são fundamentos vitais para compreender a sociedade em que vivemos, bem como desestabilizar suas lógicas coloniais profundas. A proposta desse artigo é apresentar algumas notas dos caminhos desses estudos.

 

Palavras Chave: Criança. Infância. Pesquisa com os cotidoanos.  Estudos Com Crianças de Terreiro

Biografia do Autor

Stela Guedes Caputo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação (PROPED-UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Kékeré.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Caputo, S. G. (2018). <b>REPARAR MIÚDO, NARRAR KÉKERÉ - NOTAS SOBRE NOSSA FOTOETNOPOÉTICA COM CRIANÇAS DE TERREIROS</b>. Revista Teias, 19(53), 36–63. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34443

Edição

Seção

Imagens e sons para além das escolas