O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Educação Escolar, Família e Escola.

Resumo

Esta pesquisa investigou quais fatores podem ser determinantes e/ou condicionantes do baixo e alto desempenho escolar, tendo como base a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009. Para a coleta de dados utilizou-se questionários para alunos, pais, professores e observação in loco das escolas. Foram realizadas análises quali-quantitativas dos dados levantados. Na relação família e escola a investigação permeou a composição socioeconômica da família e as suas expectativas em relação aos processos pedagógicos na escola. Na relação professores e alunos evidenciaram-se as categorias: estrutura física, gestão escolar, atuação dos professores, relação família e escola, contexto sociocultural e políticas públicas.

Biografia do Autor

Aline Dallazem, Universidade do Planalto Catarinense

Licenciada em Música, Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Publicidade e Propaganda. Especialista em Fundamentos Estéticos e Metodológico do Ensino de Arte, Especialista em Musicoterapia. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. Atualmente é professora da Uniplac, bem como coordenadora de Área do Projeto PIBID Música UNIPLAC/CAPES. Coordenadora Pedagógica do Programa de Aprendizagem da Fundação Carlos Joffre do Amaral. Experiência em Projetos e Assessoria Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em educação e educação musical. Membro do Conselho Municipal de Educação de Lages (SC) e do Núcleo Intersetorial de Suporte ao Apoia (NISA) Lages (SC). 

Vera Rejane Coelho, Uninter

Graduada em Educação Artística pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Pedagogia pela Uninter. Especialização em Metodologia do Ensino da Arte pela FURB, Pós-Graduação em Gestão Universitária - Univali. Mestrado em Educação pela UNIPLAC. Pró-reitora de Ensino entre 2012 a 2014. Professora da Universidade do Planalto Catarinense de 2004 a 2016. Professora efetiva da Rede pública de Educação de Santa Catarina. Experiência nas áreas das licenciaturas atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Curricular Obrigatório Didática e Fundamentos e Metodologia de Ensino. Políticas públicas da educação. Trabalhos de Conclusão de cursos. Artigos científicos e de iniciação a pesquisa. Professora pesquisadora do Observatório da Educação/CNPq, Secretária Executiva pela UNIPLAC neste projeto em Parceria com UNICAMP e UNOESTE de 2010 a 2013. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Escrita e Autorias desde 2011. Experiência profissional na área de Projetos e Apoio Pedagógico, processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos. Elaboração de projetos de novos cursos e atividades de formação continuada. Analista de conteúdo e de legislação aplicada a educação. Avaliação interna e externa (MEC e CEE). Experiência na área de Designer Instrucional na Educação a Distância (EaD) - elaboração e análise do material instrucional. Construção de atividades de aprendizagem, dinâmicas e propositoras para a construção do conhecimento, bem como elaboração de banco de questões para as avaliações da aprendizagem. Coordenadora Pedagógica do Polo Lages da UNINTER.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Dallazem, A., & Coelho, V. R. (2019). O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES. Revista Teias, 20(56), 398–417. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205