(Des) Caminhos da Educação Pantaneira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34147

Palavras-chave:

Palavras-chave, Escola Pantaneira. Formação dos Professores. Constituição Docente.

Resumo

Quais os desafios encontrados pelos professores que exercem a docência na realidade singular do Pantanal? Quais são as estratégias pedagógicas utilizadas em uma diversidade cultural e de saberes tão rica? Tais questões permeiam o desenvolvimento desse artigo cujo objetivo foi conhecer a realidade de vida dos professores da escola pantaneira, bem como reconhecer os desafios e dificuldades encontrados em sua docência. Problematizamos nossa iniciação àdocência enquanto professora da escola pantaneira a fim de apresentar e analisar o processo formativo de professores iniciantes com o objetivo de compreender a constituição docente desses professores frente às especificidades da Escola Municipal Pólo Pantaneira, localizada na cidade de Aquidauana/MS. Utilizamos como elemento desencadeador de memórias e reflexões nossas recordações registradas em um diário de bordo realizado no inicio de minha docência. Tais memórias foram analisadas a partir de referenciais teóricos que consideram o compartilhamento e a socialização de experiências na construção do conhecimento, reconhecendo os professores como sujeitos ativos que estão em permanente estado de desenvolvimento profissional, aprendendo com e na profissão a partir da mobilização dos conhecimentos teóricos e experienciais em situações concretas que os desafiam no ambiente escolar. Os resultados dessa pesquisa apontaram que a princípio o Pantanal sugere um novo espaço de ensino e aprendizagem contudo, a realidade enfrentada pelos professores da escola pantaneira é um caminho de desafios em que todo o potencial e exuberância do Pantanal, não são considerados. Diferentemente do imaginário remetido pelo Pantanal. Tais caminhos e descaminhos interferem diretamente no processo de desenvolvimento profissional do professor, uma vez que este é construído cotidianamente acompanhado de saberes singulares não aprendidos na academia mas em outros espaços formativos.

 

 

Biografia do Autor

Young Shim Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIASSELVI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Eliane Greice Davanço Nogueira, UEMS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de Pedagogia na unidade de Campo Grande, no programa de mestrado em Educação na unidade de Paranaíba e no programa de mestrado Profissional de Educação na unidade de Campo Grande. Líder do grupo de estudos e pesquisas em narrativas formativas (GEPENAF) e membro do grupo de estudos e pesquisas em educação continuada (GEPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escrita auto-biografica, pesquisa-formação, educacao infantil, alfabetização e psicologia.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Gonçalves, Y. S., & Nogueira, E. G. D. (2018). (Des) Caminhos da Educação Pantaneira. Revista Teias, 19(55), 315–328. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34147