HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34135

Palavras-chave:

Construção histórico-social, educação para além da escola, pedestrização.

Resumo

O presente artigo busca relacionar a dinâmica de transformação urbana de uma cidade, no caso específico o processo de pedestrização da Rua XV de Novembro de Curitiba, com a construção de imagens e significados da mesma – um espaço-tempo educativo para além da escola - a partir dos diversos atores envolvidos. Esse processo é entendido como uma rede educativa que se forma num cotidiano multifacetado – vertical, se considerarmos a relação de tempo; horizontal, se considerarmos a relação entre os atores envolvidos. Para tanto é utilizada a Teoria SCOT, que visa investigar divergências e paralelismos dentre os posicionamentos dos vários atores que contribuíram para a construção histórico-social desse artefato e assim comprovar a interdependência entre o resultado e as variáveis do processo.

Biografia do Autor

Marina Marini Mariotto Belotto, Pontificia Universidade Catolica do Parana

Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Gestão Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da mesma instituição de graduação (PUCPR). Atualmente leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR nas disciplinas de Composição Formal, Paisagismo e Interiores e trabalha como freelancer na área de projetos arquitetônicos, interiores e paisagismo. Além da atuação profissional direta, atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com o foco em espaços escolares e critividade.

PROJETO DE PESQUISA ATUAL:

Educação, criatividade e seus entremeios

No âmbito do  projeto de pesquisa, a intenção é discutir aspectos da educação que consideram em sua prática o desenvolvimento da criatividade nos estudantes. Nesse sentido, os diversos niveis de educação são considerados, desde a prática pedagógica na educação básica até o ensino superior, entendendo a criatividade como elemento didático estruturante necessario para o contexto contemporâneo. Nesse entremeio se encontra o projeto de pesquisa de doutoramento, que focaliza a prática pedagógica na educação infantil..

Pura Lúcia Oliver Martins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Mariotto Belotto, M. M., & Martins, P. L. O. (2019). HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA. Revista Teias, 20(56), 375–397. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34135