EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA – RR

Autores

  • Claudina Miranda Silva Universidade Estadual de Roraima - UERR/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR.
  • Selma Maria Cunha Portela Universidade Estadual de Roraima - UERR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
  • Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR/ Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34105

Palavras-chave:

Interculturalidade, Inserção, Aluno indígena.

Resumo

RESUMO

 

O trabalho em questão é resultado de um estudo de caso realizado em uma Escola Municipal situada na capital de Boa Vista, fruto do projeto de pesquisa intitulado: “A educação escolar para ao aluno indígena no contexto urbano em Boa Vista – Roraima”. A inserção do aluno indígena dentro do processo de escolarização urbano consiste em um verdadeiro desafio, pois abre uma discussão envolvendo as políticas públicas que regulamentam a educação numa perspectiva ótica da inclusão, a valorização da cultura indígena nos diversos contextos de interação social, o papel da escola enquanto instituição seja na recepção, no atendimento, sobretudo na oferta do ensino de forma igualitária. O objetivo da pesquisa foi conhecer como ocorre o processo de inserção do aluno indígena na educação escolar no contexto urbano de Boa Vista – RR. Com uma abordagem qualitativa, a investigação constituiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e a utilização da técnica de entrevista, esta realizada com três coordenadores pedagógicos e três professores do Ensino Fundamental I. A referida escola apresenta o maior número de alunos regularmente matriculados segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e tem a maior concentração alunos indígenas em uma escola urbana do município. Dentro desta perspectiva o trabalho trará uma compreensão do papel da escola no processo de inserção do aluno indígena, da participação e da interação deste no que diz respeito às diferenças culturais e o reconhecimento da interculturalidade enquanto objeto de aproximação entre as culturas e os seus produtores.

 

 

Biografia do Autor

Claudina Miranda Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR.

Especialização em Linguística Aplicada no Ensino de Línguas (FACIBA, 2012) Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (UERR, 2010),  Mestranda em Educação (UERR, 2017-2019). Pofessora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRR.

Selma Maria Cunha Portela, Universidade Estadual de Roraima - UERR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Especialização em Educação Especial e Inclusiva( FACINTER, 2011)Licenciada em Pedagogia (FACETEN, 2007)  Mestranda em Educação (UERR/IFRR). Professora efetiva da rede estadual e municipal de Boa Vista - RR.

Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR/ Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutorado em Educação pela UNISINOS. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1990). Especialização em Metodologia do Ensino e em Metodologia do ensino Superior. Mestrado em Ciencias de la Educación Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2001), convalidado pelo Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Experiência na área de Educação e Educação Física, Metodologia e Gestão, Planejamento e Metodologia Científica. Professora do Mestrado em Educação da UERR/IFRR e do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, da UERR. Diretora de Políticas e Desenvolvimento de Ensino na PROEN do IFRR

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Silva, C. M., Cunha Portela, S. M., & de Matos, M. B. (2019). EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA – RR. Revista Teias, 20(56), 281–295. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34105