MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE IDOSOS: FORMAÇÃO CULTURAL E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO
Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo é socializar impressões sobre formação cultural e experiências sensíveis em artesania na terceira idade em espaço não formal da educação. O foco central foi pensar sobre a relevância de práticas educativas pautadas nas construções identitárias e na sensibilidade. A investigação deu-se com um grupo de 11 idosos, entre 60 e 72 anos, integrantes de um Centro de Referência de Assistência Social. Na produção de dados revelou-se que práticas educativas impulsionadas pelas artesanias mobilizam a (res)significação de memórias e narrativas. Além disso, a pesquisa apontou que, ao acessar pela artesania as construções identitárias dos idosos, ocorreu a revitalização dos sentidos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34031
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias