<b>EVASÃO NO IME/UFG: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS EXCLUÍDOS

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa Universidade Federal de Goiás
  • Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.32421

Palavras-chave:

Evasão, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir os condicionantes da evasão nos cursos do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal pela perspectiva dos alunos excluídos. Tem como fonte informações de registros acadêmicos na universidade. Ainda, foi aplicado um questionário eletrônico aos 32 alunos excluídos da unidade, dos quais 11 responderam, o que significa 34,4% do total. A partir das respostas desses alunos, buscou-se analisar tanto os fatores que os levaram a optar pelo curso em que estavam matriculados no momento da exclusão, quanto os elementos que os influenciaram na decisão por abandonar o curso. Como resultado, constatou-se que a desistência do curso é fortemente influenciada pela escolha equivocada do curso, bem como pela dificuldade de conciliar trabalho e estudo.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). Técnica em Assuntos Educacionais na UFG.

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (2011); mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2002); licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da UFG.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Rosa, C. de M., & Santos, F. F. T. dos. (2018). <b>EVASÃO NO IME/UFG: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS EXCLUÍDOS. Revista Teias, 19(54), 478–494. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32421

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua