Infância e Experiências Educativas no Educandário Eunice Weaver em Belém/Pará (1942-1980)
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que investigou a infância e as experiências educativas de crianças que viveram no Educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942-1980). O estudo teve como objetivo central explicitar a infância e as experiências educativas de crianças que foram afastadas dos pais e do convívio social para o controle e prevenção da hanseníase. Os procedimentos adotados foram a entrevista em história oral híbrida e temática e a pesquisa documental. Os resultados da pesquisa revelam uma história de crianças que foram retiradas do convívio com seus familiares e do convívio social, construindo assim uma forma de se vivenciar a infância baseada no isolamento, no controle dos corpos infantis por meio do disciplinamento e da violência física e psicológica.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.30435
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias