<b>IDENTIDADE NEGRA, EDUCAÇÃO E SILENCIAMENTO: O OLHAR PEDAGÓGICO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03</b>

Autores

  • QUECIA SILVA DAMASCENA Graduada em Pedagogia - UFBA.
  • EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA DOCENTE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA
  • Maria Cecília de Paula Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.29461

Palavras-chave:

Educação. Identidade negra. Silenciamento pedagógico.

Resumo

Este artigo discute as relações entre educação, fazer pedagógico e a construção de identidade negra dentro do espaço escolar. Articular conceitos e vivencias desta pesquisa é importante para refletir sobre as práticas pedagógicas e como elas podem afetar o educando em sua particularidade, autoestima e aprendizagem. Contudo, através da escola que classes dominantes bem como os poderes políticos e sociais direcionam o currículo e as práticas pedagógicas desse contexto para oprimir e negligenciar epistemologias que não atendem ao viés hegemônico. Sendo assim, dividimos a produção textual em três momentos interdependentes. Em primeiro, explanamos uma perspectiva história do negro na Educação Brasileira. Em seguida, reportamos a Lei 10.639/03 na construção da identidade dos educandos. Já o terceiro momento, abarcamos a naturalização do silenciamento perante discussões étnico raciais.  

Biografia do Autor

QUECIA SILVA DAMASCENA, Graduada em Pedagogia - UFBA.

Graduada em Pedagogia - UFBA.

EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA, DOCENTE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Discente do Doutorado em Educação na Universidade Federal da Bahia. Professor Substituto da Faculdade de Educação - FACED/UFBA. Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Educação da UNEB na disciplina Educação, Subjetividade e Formação. Tem experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. Desenvolve produções com foco em Educação e Cultura. Destarte, atua com as seguintes temáticas: Geografia Escolar; Formação Docente; Currículo, Metodologia e Didática; Educação das Relações Étnicas e Corpo. No momento, é membro dos grupos de estudos "Linguagens Visuais: Memória e Cultura - UEFS", "Artes do Corpo: memória, imagem e imaginário - UEFS", "Educação e Relações Étnicas :saberes e práticas de Legado Africano, Indígena e Quilombolas - UESB" e "HCEL - Historia da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade - UFBA" nos quais desenvolve pesquisas, bem como produções científicas (artigos, minicursos, oficinas, entre outros), (eduardomiranda48@gmail.com)

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

SILVA DAMASCENA, Q., OLIVEIRA MIRANDA, E., & de Paula Silva, M. C. (2018). <b>IDENTIDADE NEGRA, EDUCAÇÃO E SILENCIAMENTO: O OLHAR PEDAGÓGICO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03</b>. Revista Teias, 19(53), 248–261. https://doi.org/10.12957/teias.2018.29461

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua