A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949Palavras-chave:
Pacto Nacional do Ensino Médio. Formação continuada. Permanência escolar.Resumo
O artigo, de caráter bibliográfico e empírico, tem como tema o Ensino Médio brasileiro, enfocando a formação continuada dos professores como estratégia de permanência. O objetivo consiste em analisar estratégias de permanência, apresentando dados de professores de duas escolas sobre os encontros de formação do Pacto Nacional Ensino Médio, cujo objetivo era aumentar a permanência por meio de jornadas de formação. Os resultados mostram relação entre os docentes que não se dispuseram a participar da pesquisa e a descontinuidade das políticas educacionais. A totalidade dos entrevistados relaciona a formação continuada e a prática pedagógica, porém, o trabalho colaborativo mostrou-se um desafio. Conclui-se pela necessidade de pensar estratégias de permanência, a exemplo do Pacto, para potencializar a formação continuada dos professores, posto que os resultados apontam para uma significativa relação entre os dois aspectos.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949
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