A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA

Autores

  • Zizi Trevizan Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente - SP. Departamento de Educação. Membro do CELLIJ/ UNESP - vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP. Programa de Mestrado em Educação.
  • Raimunda Abou Gebran Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Líder do Grupo de Pesquisa (Cadastrado no CNPq), vinculado a UNOESTE.
  • Cléber Ferreira Guimarães Professor concursado na Secretaria Municipal de Educação- SEMED, Campo Grande - MS, na disciplina de língua portuguesa, no Ensino Fundamental II.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708

Palavras-chave:

Leitura Literária, Ensino Médio, Mediação Docente.

Resumo

A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos identificar e
interpretar o papel mediador do professor no ensino da leitura literária, a partir da análise documental das atividades discentes de compreensão da linguagem estética da literatura, no material do Programa São Paulo Faz Escola. Focada na teoria bakhtiniana da Filosofia Materialista da Linguagem e nos estudos sobre a mediação semiótica de Vygotsky, revelou uma abordagem neutralizante das funções estéticas e ideológicas dos textos, apresentando uma conceituação inadequada de criação literária, configurando-a como produto de origem subjetivista/individualista e não como processo social e cultural, dotado de um papel ideológico produtivo.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708

Biografia do Autor

Zizi Trevizan, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente - SP. Departamento de Educação. Membro do CELLIJ/ UNESP - vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP. Programa de Mestrado em Educação.

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Assis. Docente Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Assis. Departamento de Literaturas de Língua Portuguesa (até 1990). Docente Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente - Departamento de Educação - Membro do Centro de Estudos de Leitura de Literatura Infantil e Juvenil -CELLIJ/ UNESP - Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação/ UNESP (Mestrado e Doutorado em Educação). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq - Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações, vinculado ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE/ Presidente Prudente, onde foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005 - 2013). Autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos em Semiótica e Educação: ensino aprendizagem de linguagens verbais e não verbais.

Raimunda Abou Gebran, Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Líder do Grupo de Pesquisa (Cadastrado no CNPq), vinculado a UNOESTE.

Doutorado e Mestrado em Educação; Docente Pesquisadora
na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, no Brasil: Assis
– onde se aposentou em 1998. Docente Pesquisadora do Programa de Mestrado em
Educação na Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente (SP), desde
2000. Autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos relacionados à ação e
formação docente, processos de ensino aprendizagem e ensino de geografia.
Membro dos Grupos de Pesquisa: Contexto Escolar e Processo de Ensino
Aprendizagem: Ações e Interações – Universidade do Oeste Paulista – Programa de
Pós-Graduação (Mestrado em Educação); Brasil: Presidente Prudente - SP. e
Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior
(FPPEEBS) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de
Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação); Presidente Prudente – SP.

Cléber Ferreira Guimarães, Professor concursado na Secretaria Municipal de Educação- SEMED, Campo Grande - MS, na disciplina de língua portuguesa, no Ensino Fundamental II.

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista,
UNOESTE. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e
Literatura-UNIASSELVI; Pós-Graduado em Educação Especial Inclusiva pela
UNIASSELVI; Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Presidente
Prudente, UNIESP. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e Inglesa nos
ensinos Fundamental I, II e Médio. Atuou (2014-2016) como Professor Tutor
Presencial no curso de graduação em Letras da faculdade Anhanguera, no polo de
apoio presencial de Mirante do Paranapanema. Atualmente, é professor concursado
na Secretaria Municipal de Educação-SEMED, Campo Grande - MS, na disciplina de
língua portuguesa, no Ensino Fundamental II. É integrante do Grupo de Pesquisa
"Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações"-
Programa de Pós-Graduação em Educação na UNOESTE. Temas de interesse:
Leitura, Formação do Leitor crítico-reflexivo; Metodologia de Ensino de Língua
Materna; Formação do Professor de Língua Portuguesa.

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

Trevizan, Z., Gebran, R. A., & Guimarães, C. F. (2017). A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA. Revista Teias, 18(49), 181–193. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708