DIVERSIDADE NEGADA: VOZES DE EDUCADORES/AS SOBRE BULLYING NA ESCOLA

Autores

  • Jonas Alves da Silva JR UFRRJ
  • Rinalva Sales de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153

Palavras-chave:

Violência, Diversidade, Bullying

Resumo

O trabalho objetiva analisar que fatores encontram-se subjacentes à prática do professor que o predispõe a ser vítima ou colaborador do bullying na escola. O referencial teórico baseou-se em Fante, Abramovay e Schilling, que abordam a violência escolar em diferentes matizes. A pesquisa qualitativa foi realizada em três escolas do Ensino Fundamental. Utilizou-se questionário como instrumento de investigação para 13 professores/as. Chegamos à conclusão de que o preconceito e a discriminação permeiam a relação entre pares por meio de brincadeiras e apelidos pejorativos; de que existe dificuldade dos educadores intervirem de modo efetivo diante desta forma de agressão; que há resistência em entender as diferenças e a diversidade como algo positivo e desejável e, ainda, professores/as que reconhecem o bullying como um tema de pouca importância.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153


 

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Publicado

07-03-2017

Como Citar

Silva JR, J. A. da, & Oliveira, R. S. de. (2017). DIVERSIDADE NEGADA: VOZES DE EDUCADORES/AS SOBRE BULLYING NA ESCOLA. Revista Teias, 18(49), 269–285. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua