BIOPOLÍTICA: UM DIÁLOGO COM A(S) INFÂNCIA(S)
Resumo
Esta pesquisa é caracteriza-se como sendo qualitativa, bibliográfica, que tem por objetivo problematizar a infância na sociedade contemporânea, reconhecendo esse período da vida como dispositivo de controle sobre os corpos que evidenciam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa são Foucault, Deleuze, Bujes e Gondra. Por meio de uma trajetória histórica desde a Sociedade Soberana passando pela Disciplinar, a pesquisa busca conceituar a atual sociedade de Biopolítica e evidencia que as formulações de infância não são isentas de poder, são efeitos dos jogos de poder e vontades de saber que controlam e regulam condutas.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25073
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias