Docentes de escolas públicas diante de práticas discriminatórias no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.42171Palavras-chave:
Cotidiano escolar, Discriminações, CurrículoResumo
O presente artigo traz um entendimento das práticas discriminatórias no cotidiano escolar que permeiam os currículos e de como os docentes entrevistados se posicionam diante delas. O texto resulta da análise de seis entrevistas semiestruturas realizadas com docentes atuantes no ensino fundamental e no ensino médio de quatro escolas públicas de Blumenau-SC. Observa-se que há discriminações referentes ao desempenho escolar, à classe, à aparência física, ao gênero, sexualidade e à raça/etnia. Docentes entrevistados se posicionam como elaboradores de estratégias e inesperadas táticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações e exclusões nos cotidianos escolares, propondo para isso tarefas, projetos de intervenção e ações inclusivas, mesmo que sejam limitadas.Downloads
Publicado
22-08-2020
Como Citar
DA SILVA, José Bonifácio Alves; CERVI, Gicele Maria. Docentes de escolas públicas diante de práticas discriminatórias no cotidiano escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 210–222, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.42171. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/42171. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.