Docentes de escolas públicas diante de práticas discriminatórias no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.42171

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Discriminações, Currículo

Resumo

O presente artigo traz um entendimento das práticas discriminatórias no cotidiano escolar que permeiam os currículos e de como os docentes entrevistados se posicionam diante delas. O texto resulta da análise de seis entrevistas semiestruturas realizadas com docentes atuantes no ensino fundamental e no ensino médio de quatro escolas públicas de Blumenau-SC. Observa-se que há discriminações referentes ao desempenho escolar, à classe, à aparência física, ao gênero, sexualidade e à raça/etnia. Docentes entrevistados se posicionam como elaboradores de estratégias e inesperadas táticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações e exclusões nos cotidianos escolares, propondo para isso tarefas, projetos de intervenção e ações inclusivas, mesmo que sejam limitadas.

Biografia do Autor

José Bonifácio Alves da Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Licenciado em História (2010) pela Universidade Católica Dom Bosco, mestre em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB) e doutor em Educação (2018) pelo PPGE-UCDB. Estuda principalmente os seguintes temas: ensino de história, currículo, cultura, identidades e diferenças culturais nos contextos educativos, multiculturalismo e interculturalidade em educação, representações culturais e educação antirracista. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Diferença Cultural - vinculado à Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena do PPGE-UCDB -, mas também do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade e do Grupo de Pesquisa Educogitans - vinculados à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Faz estágio pós-doutoral no PPGE-FURB, é coeditor da Revista Atos de Pesquisa em Educação e participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da FURB.

Gicele Maria Cervi, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010). Atualmente é professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, formação e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB de 2011 até 2018.Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016. Vice Coordenadora do Forum-Sul (09/18 - 03/2019) -Coordenadora do Programa Pós-Graduação em Educação da FURB 2017-2019.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

da Silva, J. B. A., & Cervi, G. M. (2020). Docentes de escolas públicas diante de práticas discriminatórias no cotidiano escolar. Revista Teias, 21, 210–222. https://doi.org/10.12957/teias.2020.42171

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua