EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: DESAFIOS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Salomão Antonio Mufarrej Hage

Resumo


O artigo pauta os desafios que a Educação de Jovens e Adultos enfrenta, face aos condicionantes históricos, políticos e sociais existentes, para se consolidar como uma modalidade da Educação Básica. Apresentamos os acordos internacionais e a legislação nacional que estabelece a EJA enquanto direito individual e de classe e como dever do Estado. Refletimos sobre a formação específica dos Educadores da EJA, apresentando-a como uma estratégia para sua consolidação. E por fim, compartilhamos a experiência de formação e intervenção qualificada do Curso de Especialização em EJA da Universidade Federal do Pará, evidenciando suas contribuições para consolidar a EJA na perspectiva da Educação Popular, como política pública e como direito ao longo da vida universalizado com qualidade social.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25046


Palavras-chave


: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Educadores; Teoria Freireana.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional