DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES

Autores

  • David dos Santos Calheiros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos
  • Babette de Almeida Prado Mendonza

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24859

Resumo

A Tecnologia assistiva (TA) pode fazer uma grande diferença na escolarização de estudantes com deficiência. O objetivo desse estudo é descrever o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e avaliar as potencialidades e os limites desse AVA em um serviço de consultoria colaborativa em TA. Participaram seis professoras e três especialistas na área de TA. O AVA foi avaliado por meio de um questionário. Para analisar os dados, empregou-se a análise de conteúdo temática e a análise descritiva por meio de frequências absolutas. Os resultados apontaram que o AVA desenvolvido se constitui como um espaço propício para a implementação de serviços de consultoria colaborativa em TA, revelando que é possível oferecer prestação de serviços e formação à distância nessa área.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24859

Downloads

Publicado

11-08-2016

Como Citar

DOS SANTOS CALHEIROS, David; GONÇALVES MENDES, Enicéia; DE ALMEIDA PRADO MENDONZA, Babette. DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. Ed. Esp., p. 225–239, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24859. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24859. Acesso em: 12 maio. 2025.