DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES

David dos Santos Calheiros, Enicéia Gonçalves Mendes, Babette de Almeida Prado Mendonza

Resumo


A Tecnologia assistiva (TA) pode fazer uma grande diferença na escolarização de estudantes com deficiência. O objetivo desse estudo é descrever o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e avaliar as potencialidades e os limites desse AVA em um serviço de consultoria colaborativa em TA. Participaram seis professoras e três especialistas na área de TA. O AVA foi avaliado por meio de um questionário. Para analisar os dados, empregou-se a análise de conteúdo temática e a análise descritiva por meio de frequências absolutas. Os resultados apontaram que o AVA desenvolvido se constitui como um espaço propício para a implementação de serviços de consultoria colaborativa em TA, revelando que é possível oferecer prestação de serviços e formação à distância nessa área.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24859


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional